Aéropostale no Brasil Santos

» A Cidade

Santos é uma cidade que surge praticamente com a colonização do Brasil, portanto, é das mais antigas do país. No litoral do Estado de São Paulo, a cidade é muito próxima à sua capital (cerca de 60 km), o que hoje a transforma num ponto turístico dos mais procurados. Descoberta a Ilha de São Vicente em 1502 (o Brasil em 1500), foi povoada por europeus em 1532 elevada à vila, por Martim Afonso de Sousa. Paralelamente, um segundo povoado foi fundado por Brás Cubas em 1540, levando o porto para o Outeiro de Santa Catarina.

A “vila de Santos” teve um desenvolvimento maior do que as demais cidades do litoral e em 1839 já atingia a condição de cidade. Importantes intelectuais e figuras políticas nasceram em Santos; as facilidades do porto fizeram com que participasse das fases de desenvolvimento da economia: do cultivo do açúcar ao do café, cujo apogeu trouxe destaque à cidade.

Durante o século XVII, Santos passa por certa estagnação e a população interessada em melhores oportunidades migra para São Paulo, com as chamadas bandeiras. No entanto, o século XVIII, com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, propicia novo crescimento à cidade e este não mais cessaria.

Também palco de revoluções e ideias, Santos foi por onde passou D. Pedro I antes de dar o grito de independência do Brasil. A cidade viu fervilharem as discussões abolicionistas e é dela originário o Patriarca da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Mas foi sobretudo o comércio do café que transformou definitivamente a cidade. O grande movimento econômico fez com que o comércio ali se desenvolvesse e trouxesse prosperidade. O prédio da bolsa de Café, foi inaugurado em 1922 e hoje é um dos mais belos palácios restaurados da cidade.

Atualmente,  o conjunto “Baixada Santista” tem uma população de 1750.000, compreendendo as cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Itanhaém, Mongaguá, Cubatão, Peruíbe e Bertioga.