Aéropostale no Brasil Natal

» A Cidade

Natal é a capital do Estado do Rio grande do Norte, no Brasil. Fundada em 1599, às margens do rio Potengi, possui atualmente uma superfície de 170.298 km2, contando 817.590 habitantes. Conhecida como “a cidade do sol” (este brilha o ano inteiro), Natal possui 400 km de litoral e de esplêndidas paisagens, como a da praia de Ponta Negra e muitas outras.

Já em 1530, os franceses, outrora, associados aos índios potiguares (“os comedores de camarão”), lutavam contra os colonizadores portugueses. Foi apenas em 25 de dezembro de 1597 que as expedições portuguesas expulsaram os corsários franceses e construíram a Fortaleza dos Três Reis Magos em Natal, a qual deve seu nome à data de chegada das expedições portuguesas. Em 1633, Natal se torna “holandesa” por causa da invasão dos holandeses; estes mudaram o nome da cidade para “Nova Amsterdã”, por 21 anos.

Natal tem naturalmente uma vocação portuária. Suas especificidades geográficas de cidade da América do Sul mais próxima da África e do continente europeu lhe oferecem condições muito favoráveis à acolhida dos barcos e dos aviões no século XX. Iniciativas para tirar os dos escombros os aspectos históricos dessas aventuras já surgiram, pois está em construção o Museu da Aviação, a situar-se justamente na Rampa, de onde saíam os hidraviões.

Mas foi sobretudo no século XX que a cidade se desenvolveu, graças à instalação de uma base aérea dos Americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Antes disso, foi também base de hidraviões e aviões, graças a Paul Vachet que implantou seu primeiro terreno de aterrissagem e uma escala da Aéropostale.

Natal é também a chamada “capital espacial do Brasil”, pois abriga a primeira base de lançamento de foguetes da América do Sul. Na Barreira do Inferno (limite entre Natal e a comuna de Parnamirim), encontra-se na base de lançamentos que pertence à FAB. Turistas podem visitar.