Aéropostale no Brasil Florianópolis

» Patrimônio Material – Vestígios

Os vestígios da Aéropostale em Florianópolis são significativos, sobretudo vistos em seu conjunto: praticamente a totalidade do campo de aviação se preserva. Sobre este, a casa de pilotos, dita “popote”. Alguns resquícios das antenas de rádio ainda subsistem no campo e a história se preserva pelo fato de o campo servir atualmente para o aeromodelismo e a Força Aérea Brasileira manter ali a sede de seu clube. Além disso, uma escola, ao lado da “popote” leva o nome do patrono da FAB Brigadeiro Eduardo Gomes. Esse conjunto se situa na Av. Pequeno Príncipe. Numa de suas esquinas, ergue-se um monumento de pedra que homenageia os pioneiros franceses da aviação.

Esse valioso patrimônio parece ser ímpar no contexto brasileiro, onde a quase totalidade das construções da Aéropostale desapareceu. Sua preservação é defendida pela comunidade local e, em certa medida, pelas autoridades. Mas a preservação definida, embora já existam projetos, serão necessários novos esforços de governo.

O casarão de pilotos do Campeche deve transformar-se no “Memorial Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry”.  O projeto se encontra aprovado pelo Ministério da Cultura do Brasil e aguarda andamento por parte das autoridades locais.

Projeto de restauro e adequação do antigo casarão dos pilotos franceses, dito “popote”, para que se torne espaço cultural, composto por duas áreas: uma abrigará a exposição Mémoire d’Aéropostale, doada à cidade pela instituição homônima e adaptada para o Brasil, compondo um memorial de nome “Pilotos e Pescadores Antoine de Saint-Exupéry”; a outra será destinada a uso comunitário, com salas para cursos, palestras, exibição de filmes, reuniões etc. Essa ação está em andamento com a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que é administradora do casarão.

Imagens da Planta e Popote Casa

 

O terreno do antigo aeródromo pertence à União e deve ser preservado integralmente, conforme desejo da comunidade. Ameaças pela especulação imobiliária existem; no entanto, o contexto histórico reforça a necessidade de que se mantenha o patrimônio e o que este seja transformado em parque público temático.